PARQUE NACIONAL SETE CIDADES-PI


Arco do Triunfo. Sete Cidades-PI
Por Jeffersson Alves.
(viagem feita em março/2010).



O Parque Nacional Sete Cidades está localizado na porção norte do estado do Piauí, a cerca de 217 km de distancia da capital Teresina. Tem cerca de 6 mil hectares de extensão e o acesso é feito pela BR-343, PI-111 e BR-222.



            Administrado atualmente pelo IBAMA, criado por decreto federal em 1961 (sendo o segundo parque mais antigo no Brasil). O Parque é conhecido entre os habitantes da região como “As Sete Cidades Encantadas do Piauí” e recebe este nome por causa de sete formações rochosas. Essas formações teriam sido confundidas com cidades, a ponto de um historiador austríaco chamado Ludwig Schwennhagen ter afirmado se tratar de uma antiga cidade fenícia ocupada a cerca de três mil anos atrás!!!



            As rochas são formadas basicamente por arenito, datadas do período Devoniano, o que significa dizer que possuem cerca de 360 mil anos de idade (no mínimo!). Alem das rochas são também encontradas inscrições rupestres com datações que variam de 6 a 10 mil anos de idade, sob as temáticas agreste e nordeste. Com curiosidades como a mão de seis dedos e as marcações da passagem do tempo (representando o calendário). 
         

Exibir mapa ampliado



Caverna do Catirina. Sete Cidades-PI

            O parque também é envolto por lendas, como a caverna do Catirina, onde o feiticeiro conhecido como Catirina passou treze anos enclausurado a procura da erva mágica que curaria a doença de seu filho. Outra lenda interessante está relacionada com “o beijo dos lagartos”, rocha que lembra dois lagartos um em frente ao outro. Segundo os antigos indígenas da região, quando os lagartos se beijarem toda a região será inundada, voltando a ser mar (o sertão vai virar mar!!!).


Mapa do Ceará. Sete Cidades-PI
De fato existem formações bem interessantes, que a imaginação popular tratou logo de identificar e nomear, como a famosa cabeça de D. Pedro, a pedra da tartaruga, pedra do elefante, dragão chinês, biblioteca, duas versões do mapa do Brasil, sendo uma com a divisão dos estados alem do mapa do Ceará, o arco do triunfo, etc.




As Cidades


Como mencionado, são sete diferentes agrupamentos de rochas. Ai vai um resumão:


Primeira Cidade
Piscina dos Milagres - tem uma das nascentes mais ativas do parque, que nunca deixou de jorrar, mesmo durante os anos mais difíceis de seca. Outro ponto interessante que merece ser visitado é a Pedra dos Canhões, que parecem troncos de árvores petrificados. Já a pedra da Gia lembra uma rã, com a boca aberta. Banco de Praça, Pedra da Ema, da Cobra, Máquina de costura, etc.


Segunda Cidade
Arco do Triunfo: lembra o arco francês. É um dos pontos mais visitados do parque. Mirante - é o ponto mais alto do Sete Cidades, com cerca de 60m de altura. A caminhada até o mirante recompensa: de lá é possível ter uma bela visão do parque. Biblioteca - lembra um local com livros e papéis empilhados. Pé do Gigante, Pedra do Falo, Soldado velho, Teatro de Arena e Morro das Oliveiras fazem parte deste circuito.


Terceira Cidade
Cabeça de Dom Pedro I - bastante fotografada lembra o perfil do rosto do imperador. Três Reis Magos, Pedra do Beijo, do Segredo, do Pombo, Dedo de Deus, Cara do Diabo, Pedra de Nossa Senhora, Cavalo marinho etc estão na Terceira cidade; além do interessante Mapa do Brasil que "tem" até a divisão dos Estados. Lá está também a Gruta do Estrangeiro, a maior do parque nacional.


Quarta Cidade
Também tem um Mapa do Brasil, porém sem a divisão dos Estados. De um lado mostra o mapa do país e do outro o do Estado do Ceará. Gruta do Catirina - onde morou José Catirina, o curandeiro das sete cidades. Pinturas pré-históricas no Archete, Pedra Leão deitado, Cabeça de Águia, Dois Irmãos, Dois Lagartos etc estão neste circuito.


Quinta Cidade
Lá está a Pedra das Inscrições com belas pinturas pré-históricas, além da Furna do Índio, com inscrições que lembram rituais de caça. A Pedra do camelo, do Rei (de costas com seu manto e coroa) e da Casa do Guarda estão na quinta cidade imaginária.


Sexta Cidade
As pedras da Tartaruga (lembrando seu casco), do Elefante e do Cachorro são os destaques desta cidade.


Sétima Cidade
Acesso permitido somente com autorização do Ibama. Lá está uma reserva ecológica para preservação da fauna, flora e dos monumentos ricos em inscrições rupestres. A gruta do Pajé tem muitas inscrições rupestres. Em cima dela há o Dragão Chinês.






Onde ficar:


PARQUE HOTEL SETE CIDADES- localizado dentro do parque, conta com área para camping. Fone/Fax:(86) 3223.3366


Como chegar:


Partindo de Piripiri: existe um ônibus que leva o visitante de graça, saindo às 7:00 da manhã e voltando às 17:00.


Partindo de Piracuruca: por intermédio de táxi, que fica em torno de R$ 40,00.




Serviços:


CONDUTOR LOCAL: o próprio parque possui o serviço de guia local (já que é proibida a entrada de visitantes sem os condutores). Recomendo um bom condutor que conheci.


Edilson Rodrigues, fone: (86) 9455.9639/3276.0037 email: edylsonr@hotmail.com


Clique na imagem para ver o albúm de fotos.
PARQUE NACIONAL SETE CIDADES-PI
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Jerffesson muito bom cara fico feliz por ter gostado obrigado, agora termo passeio de bicicleta só dez reais a hora + guia.

    ResponderExcluir
  2. fui ao parque.nossa muito bom mesmo,interessante.valeu a pena;um lugar com uma beleza exuberante

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, belíssimo! E só estando lá para poder sentir...

    ResponderExcluir
  4. Ae Jeferson,
    Estivemos nesse parquevárias vezes em épocas diferentes e posso garantir que é super bacana. Boa dica para quem tem disposição, pois é distante de nossa cidade.
    Abçs.

    ResponderExcluir